Terça-feira, 21 de maio de 2019 14h37
Thiago Silva visitou todo o setor que está interditado e verificou problemas na estrutura que precisam de rápida solução
O presidente da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa, deputado Thiago Silva (MDB), coordenou na semana passada. uma visita técnica à Escola Hermelinda de Figueiredo, no bairro Coophema, em Cuiabá.
A visita é a terceira feita pela comissão e deve gerar um relatório que será apresentado nas próximas semanas à Secretaria de Educação do Estado. Antes, houve visitas nas escolas José Pedro Gonçalves, em Rosário Oeste, e Santa Claudina, no distrito de Mimoso, em Santo Antônio de Leverger, que também funcionavam com salas improvisadas. A primeira com salas em contêineres e a segunda em um local que, no passado, foi baia de cavalo. Na Escola José Pedro Gonçalves, após a visita, teve início as obras de reforma.
No Coophema, A visita teve como foco principal acompanhar a real situação da escola. No ano de 2017, uma forte chuva atingiu a unidade de ensino e acabou provocando estragos e interditando seis salas de aulas. A solução provisória foi optar por salas em containers , até que o problema fosse resolvido. No entanto, a solução ainda não chegou. “Vimos que é preciso fazer uma reforma completa para tentar reverter essa situação e vamos conversar com o governo sobre esse assunto”, disse o deputado. As escolas com salas em contêineres passaram a ser chamadas pela mídia de “escolas de lata”.
Thiago visitou todo o setor que está interditado e verificou problemas na estrutura. O deputado também foi no setor em que os contêineres estão instalados. No local, há problemas com os aparelhos de ar condicionado, que não estão funcionando e com a acomodação dos estudantes, pois quando chove a água entra dentro das salas improvisadas. O deputado ouviu os alunos e demonstrou grande preocupação.
A escola conta com aproximadamente 400 alunos do 1º ao 9º. Segundo a diretora da escola, Patrícia Fabiane Reis Cardoso, uma verba para a reforma emergencial já foi pedida à Secretaria de Educação para recompor parte da escola.
Por outro lado, ela confirmou que os containers serão retirados e, com isso, os estudantes vão para salas de aula em uma igreja que fica na frente da unidade de ensino. “O problema é que muitos pais não querem, pois eles acham perigoso atravessar a rua para ir para as salas na igreja”, disse.
Mesmo com essa negativa dos pais, a diretora disse que não tem alternativa em curto prazo.
O deputado Thiago Silva reuniu com o secretário-adjunto de Educação, Alan Resende Porto, e recebeu a confirmação de que a escola está na lista das unidades que receberão obras ainda em 2019. O parlamentar deve ainda realizar uma reunião com representantes da secretaria e comunidade escolar para buscar uma solução urgente para o problema.
Lucas Perrone/Gabinete do deputado Thiago Silva/Foto:Dnei Matos/Assessoria de Gabinete
The current Bet365 opening offer for new customers is market-leading bet365 mobile app You can get a free bet right now when you open an account.
Deputado faz visita técnica em escola com salas que funcionam em contêineres