The current Bet365 opening offer for new customers is market-leading bet365 mobile app You can get a free bet right now when you open an account.

Primeiro Ciec de Mato Grosso será construído em bairro com maior vulnerabilidade social

Por ser um dos bairros mais populosos de todo o Estado e apresentar problemas de vulnerabilidade social, o Pedra 90, em Cuiabá, foi escolhido pela Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) para receber um novo sistema educacional, pensado para transformar a região, por meio da educação.
O edital de licitação já está aberto, com sessão de entrega de propostas agendada para o próximo dia 8 de agosto, para escolha da empresa encarregada pela construção do primeiro Centro Integrado Escola-Comunidade (Ciec) de Mato Grosso, uma unidade escolar de cerca de R$ 14 milhões, que vai funcionar no modelo militar Tiradentes.
De acordo com o secretário de Estado de Educação, Marco Marrafon, a Seduc está cumprindo, na prática, uma determinação do governador Pedro Taques, de colocar os melhores equipamentos públicos nas regiões em que a população mais precisa.
“Isto é justiça distributiva. E o Ciec não é apenas uma escola. É um projeto de real mudança estrutural, pois revoluciona a base social através da educação e da segurança comunitária. Diferentemente das UPP, do Rio, garantimos, primeiro, os direitos sociais da população, que no caso do Pedra 90 é muito jovem”, disse o secretário.
De acordo com o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, o Pedra 90 tem cerca de 40 mil habitantes. Quase metade dessa população é formada por crianças e jovens de 0 a 24 anos (aproximadamente 18 mil). Conforme a pesquisa, de todos os residentes, 10 mil frequentam a rede pública de educação, sendo que parte desse total corresponde aos alunos das três escolas estaduais localizadas no bairro: EE Rafael Rueda, EE Mário de Castro e EE Malik Didier.
Há poucos meses Naiara Antônia da Silva, 20, se viu obrigada a escolher entre os estudos e o trabalho, realidade que afeta milhares de jovens brasileiros. Sem familiares em Cuiabá, a garota, que é moradora do Pedra 90, optou por montar uma barraca e vender frutas e salgados para conseguir pagar as contas do mês.
Embora esteja matriculada na Escola Estadual Mário de Castro, Naiara conta que a necessidade de se manter foi o fator principal na hora de tomar a decisão de interromper os estudos, mas que a criminalidade, a violência e a estrutura precária da escola também pesaram.
Moradora do Pedra 90 desde a infância, a jovem conta que estudou até o 2º ano do Ensino Médio e que, apesar de gostar de estudar, muitas vezes o ambiente escolar atrapalhava o processo de aprendizagem.
“Muitos queriam aprender, mas muitos também só queriam fazer bagunça, se aparecer, desrespeitar os professores, além disso, várias outras coisas não ajudavam, como a criminalidade e a falta de interesse das pessoas. Acho que a escola tinha que ser diferente para incentivar os alunos a quererem estudar e aprender”, acredita.
Pró-Escolas
O novo sistema educacional do Pedra 90 consiste na construção de dois Centros Integrados Escola Comunidade, sendo um para a nova EE Rafael Rueda e o outro para uma escola militar Tiradentes, que já está sendo licitado.
As unidades Mário de Castro e Malik Didier também ganharão prédios novos, no padrão Seduc. Para o secretário Marco Marrafon, a nova estrutura fará a diferença no bairro - e a verdadeira mudança começará com a oferta de atividades culturais, esportivas, tecnológicas e científicas, que ocorrerão entre alunos, professores e comunidade.
A construção das quatro novas unidades no Pedra 90, bem como as iniciativas educacionais idealizadas para serem colocadas em prática, atendem ao Pró-Escolas, maior programa de investimentos em educação já lançado pelo Governo do Estado, que abrange o desenvolvimento de ações em Estrutura, Ensino, Inovação e Esporte e Lazer, com foco na melhoria de aprendizagem. O intuito é, no curto e médio prazos, elevar os índices da Educação de Mato Grosso de forma permanente.
O caminho para alcançar essa meta é tornar a escola mais atrativa, diz Marrafon. Isso já começou a se tornar realidade, uma vez que a EE Rafael Rueda passou a funcionar em período integral neste ano, tornando-se uma das 14 Escolas Plenas do Estado. Outro passo para a realização desse objetivo são os processos licitatórios em andamento para contratação das empresas que serão responsáveis pelas obras das novas unidades escolares.
Das quatro licitações, a da EE Mário de Castro já foi finalizada e a obra deve começar nas próximas semanas. (SAIBA MAIS)
Transformação acontece
Comerciante no bairro há quase 20 anos, Sônia Aparecida Silva, lembra que já viu muitos episódios de violência e criminalidade nos arredores das escolas. “Hoje em dia a situação está um pouco melhor, com a presença da polícia, mas os jovens precisam se envolver em projetos, em esportes e cursos que tirem a atenção deles para as coisas erradas, como as drogas. Se isso vier para cá, com certeza vai tirar muitas crianças das ruas”, comenta.
A dona de casa Érica Luiza de Melo também vive no Pedra 90 há quase 20 anos e as três filhas estudaram nas escolas estaduais do bairro. Hoje, avó, ela continua desejando que as coisas melhorem para a população. “Eu e minhas filhas já vimos um homem ser assassinado na nossa frente e quero acreditar que toda essa violência ficou no passado. Acredito que uma realidade como essa só pode ser mudada com educação, que chama os alunos para dentro, porque é o que transforma”, garante.
Para a jovem Naiara, que deixou os estudos de lado para trabalhar, o desejo de voltar para a sala de aula é grande, mas ela também quer ver as melhorias acontecerem. “Minha escola dos sonhos é grande, espaçosa, bonita, com atividades, refeitório limpo e confortável, quadra para todos os esportes e regras e respeito entre todos; e, claro, segurança e vigilância para que a gente possa aprender de verdade. Eu acredito que isso será realidade em breve, do mesmo jeito que acredito que vou poder voltar para a escola logo”.
Camila Cecílio/Seduc-MT/Foto:Júnior Silgueiro

Compartilhar esta matéria.