Os avanços tecnológicos e as novas gerações - tanto de pais, quanto de alunos - trouxeram para dentro das escolas a necessidade urgente de acompanhar as mudanças. Especialistas questionam e reavaliam o papel das escolas e dos docentes. "Quando se trata de educar e transmitir conhecimento, não se pode permanecer no mesmo ponto de antes. É preciso refletir, conhecer e discutir para avançar rumo ao futuro", afirma a diretora pedagógica da Editora Positivo, Acedriana Vicente Sandi.
Para transformar o debate de ideias no caminho mais próximo para tais avanços, acontece em Cuiabá o evento "Um Dia Positivo", na próxima sexta-feira, 25. Promovido pelo Sistema Positivo de Ensino, o encontro pretende reunir 100 gestores e 200 professores de escolas da região. Para Acedriana, “é preciso ir muito além de oferecer um ensino associado às novas tecnologias. Devemos estar aptos a preparar o aluno não apenas para a aprendizagem das disciplinas, mas para trabalhar conteúdos que lhe sejam significativos e façam parte da sua realidade”.
O encontro acontece em dois locais, simultaneamente - com conteúdos voltados a gestores das escolas e professores, separadamente. Na programação, o educador e consultor Leandro Henrique de Souza fala sobre os pontos chaves que precisam ser considerados nesse processo de mudança e adaptação: tecnologia, novas gerações, as novidades no mercado de trabalho e as competências que precisam ser ensinadas para a formação dos novos profissionais.
O psicólogo e professor Marcos Meier fala sobre gerenciamento de equipes com foco em resultados, relacionamentos e autoestima. Também estão previstos debates sobre a mudança no comportamento dos pais no processo de escolha da escola, com a coordenadora de marketing da Editora Positivo, Priscila Padilha, e ainda uma palestra sobre como promover o ensino da língua inglesa com excelência internacional, com Luiz Fernando Schibelbain, diretor do PES (Positivo English Solution).
Enquanto os gestores assistem às palestras, os professores participam do programa de cursos. O tema deste ano é “A educação mudou. As aulas, também.” "As mudanças propostas pela nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) vão permitir ao estudante desenvolver o senso crítico para assimilar melhor o conteúdo e a realidade ao seu redor, além da conquista de maior autonomia", afirma Acedriana. O programa de cursos do Sistema Positivo de Ensino reflete essas mudanças e propõe aos professores diferentes possibilidades, visando o aprimoramento contínuo dos docentes para o enfrentamento das mudanças em sala de aula. São 5.800 horas de cursos presenciais que orientam os professores nas práticas escolares, a fim de potencializar o ensino e a aprendizagem.
Além de Cuiabá, o “Um Dia Positivo!” já foi realizado em Brasília e ainda estão previstas outras edições em Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Florianópolis, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, São Paulo, Manaus, Belém e Ribeirão Preto. O Sistema Positivo de Ensino é o maior e mais tradicional sistema voltado ao ensino particular no Brasil, presente em 1.890 escolas e atendendo mais de 500 mil alunos em 950 municípios do território nacional. Em Cuiabá, são 17 escolas e mais de 6.200 alunos atendidos.
The current Bet365 opening offer for new customers is market-leading bet365 mobile app You can get a free bet right now when you open an account.
Cuiabá recebe debate sobre educação