The current Bet365 opening offer for new customers is market-leading bet365 mobile app You can get a free bet right now when you open an account.

Academia Mato-Grossense de Letras entrega Medalha do Centenário

Quarta-feira,15 de Dezembro de 2021
Academia Mato-Grossense de Letras foi fundada no dia 7 de setembro de 1921
O ano de 2021 foi marcante para as letras, e de maneira muito especial para a literatura, sempre presente nos momentos das comemorações. No dia 8 de dezembro, a Academia Mato-Grossense de Letras reuniu comunicadores e personalidades do meio cultural para a sessão de homenagens alusivas ao seu centenário, foram entregues medalhas com diplomas de mérito, e a Comenda José de Mesquita. Dentre os que receberam a medalha, o jornalista Weller Marcos da Silva, diretor de A Crítica.
No seu centenário a AML mostrou através de suas atrações, a vida inteligente que reside em sua sede, e ao mesmo tempo reconheceu instituições públicas e privadas, empresas e pessoas, que contribuíram com seu desenvolvimento, difusão e manutenção dos seus projetos.
A Academia Mato-Grossense de Letras foi fundada no dia 7 de setembro de 1921, nas raízes do solo fértil do Centro Mato-Grossense de Letras, construiu os patamares que mostram a evolução dos trabalhos deixados por seus acadêmicos. Na Casa Barão de Melgaço, sua sede tem acontecido ações plurais, que abraçam a literatura e conversa amigavelmente com a história, a geografia, o jornalismo, a pesquisa, o direito, dentre outras formas de expressão que nela residem.
As atrações do centenário tiveram início em maio, e o encerramento com a Cantata de Natal. A presidente da AML, Sueli Batista está muito feliz com a gama de atividades que a instituição pode realizar. Ela cita de forma muito especial três mulheres, sem as quais não seguiria, com o mesmo desempenho na missão da comemoração do centenário: Mariza Bazo, Zilda Zompero, amigas da Academia e Lindinalva Rodrigues, membro da AML. “Sem o apoio total delas nas captações de recursos e parcerias, eu só conseguiria abrir as comemorações do centenário com os recursos recebidos do projeto que elaborei e que foi selecionado através da Lei Aldir Blanc”, disse Sueli, agradecendo a gestão da Secretária de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso- Secel.
Os destaques do centenário
Sueli Batista recordou os principais eventos que ocorreram nos 100 anos da AML, informando que iniciou com um grande projeto literomusical, mostrando no primeiro momento a faceta literária da Instituição, num percurso sedimentado por uma produção extensa, que já ganhou espaços em outros meios:teatro,revistas, livros, jornais, discos e até online, via e.books compartilhados e distribuição da música, nas modernas plataformas digitais que facilitam o seu acesso aos conteúdos.
A literatura, a música, o teatro e exposição de livros marcaram o sarau, que contou com a participação de expressivos artistas: Carlos Navas, cantor, Paulo Miranda, músico, Helvio Moraes, compositor e cantor; a jovem cantora Áurea Maria”; o pianista Dario Scherner, o saxofonista Fabio Miranda,o cantor e compositor João Eloy, a cantora Deize Aguena, o músico Rusivel de Jesus, o poeta Airton Reis, a atriz Claudete Jaudy, os ator Wagton Douglas, o artista das palavras, Neneto Arruda. A curadora da mostra foi Elizabeth Madureira e participaram 42 escritores, dentre acadêmicos e convidados.
Um outro evento que mereceu destaque foi a comemoração oficial do aniversário no dia 7 de setembro. Na oportunidade foi inaugurado o projeto de iluminação da Casa Barão, interno e externo, inclusive lustres e o moderno sistema de RGB, que possibilitou mudanças de cores da sua fachada. Um presente de duas empresas, a Eletro Fios, de Cuiabá e a Avant de São Paulo. O espaço recebeu ainda mobiliários e lustres antigos, doados por famílias tradicionais cuiabanas, de Diana Tereza Torres Esgaib e Rita Generosa Müller Pereira da Silva. O Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, através da presidente Neila Barreto homenageou na oportunidade a Academia, e seus parceiros, com méritos da instituição.
No final de setembro a Academia lançou sua Medalha do Centenário, que até está o reconhecimento da instituição aos seus parceiros e diversas personalidades dos cenários literário, artístico, político, educacional, da comunicação, das organizações representativas e das famílias de acadêmicos da AML que já não se encontram neste plano de vida. No lançamento a presença do ministro da Educação, Milton Ribeiro.
Os patrocinadores
Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, Avant Iluminação, Eletro Fios, Esi Exata Soluções Integradas, Studio Press Comunicação, Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá, Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Mato Grosso, Grupo Trescinco, Casa Prado, Energisa Mato Grosso, OCB-MT - Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso, Unimed- Federações do Estado de Mato Grosso, Siccob Central Rondon, Sicredi Centro Norte, Core-MT -Conselho Regional de Representantes Comerciais do Estado de Mato Grosso, Cleide Imóveis, Buffet Valéria Cardoso, Sistema Famato – Federação da Agricultura do Estado de Mato Grosso, Ordem dos Advogados do Brasil– Seccional Mato Grosso, MKF Metalúrgica Torno e Freza.
Fonte: Redação/ Foto: Kelly Lelis

Compartilhar esta matéria.