The current Bet365 opening offer for new customers is market-leading bet365 mobile app You can get a free bet right now when you open an account.

Weller Marcos preparando noite de autógrafos de obra sobre Vera Randazzo

Publicado 25 de Fevereiro de 2021 às 08:33
Grandes Figuras da nossa História”, com o trabalho: Alavanca do Passado, Farol do Futuro”
O nome da historiadora Vera Randazzo se projetou em Mato Grosso, com significativo respeito no conjunto de pesquisadores, hoje estudados pelas universidades, instituições técnicas, entidades oficiais, organismos não governamentais e do Estado. Por isso na reservada galeria de intelectuais mato-grossenses figuram seu nome e obra. Não há dúvida trata-se de uma personalidade possuidora de conhecimentos e domínio cultural.
Weller Marcos é jornalista desde 1958, e em 1962 frequentou a Escola Goiana de Belas Artes, tendo participado do Salão de Artes do Bicentenário de Corumbá e Ladário-MS, em 1978. Começou a carreira no Núcleo Bandeirante, durante construção de Brasília, na A Tribuna de Brasília. O jornal foi o primeiro impresso na nova capital, e era editado por seu pai, o jornalista José Emiliano da Silva.
Atuou também no estado de Goiás, como repórter e editor da revista Oásis (Goiânia), além dos jornais Cinco de Março, Jornal da Associação Goiana de Imprensa e no Jornal da Associação Goiana de Propaganda (AGP).
Editou, em Brasília, o Jornal dos Estados, juntamente com Paulo Cezar Timm e J. Pingo, tendo editado textos para o departamento comercial da atração do Programa Super Show (de Cunha Jr.), da TV Goiás.
Já no estado do Mato Grosso, onde chegou no ano de 1964, editou o semanário Integração (Várzea Grande). Em seguida passou pela revista O Garimpeiro, jornal Correio de Poxoréo e pelo jornal Diário de Mato Grosso.
Em Cuiabá, atuou nos jornais O Social Democrata, Mato Grosso Repórter, Equipe, além da Revista do Comércio. Foi ainda Assessor de Imprensa na administração do prefeito Bento Machado Lobo.
Como membro do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, o cupou o cargo de Vice-Presidente na gestão 2008-2010, eleita em 4 de junho de 2008.  Exerceu também a presidência interina em 2009
Na revista do IHGMT (Ano LXXI, Tomos CXLVII – 1999, p. 180-190), escreveu Juscelino Kubitschek – O Verdadeiro Desbravador do Planalto Central. Homenageando a personalidade como seu Patrono institucional. Já na revista de 2000 (v. 58, p. 165-172), escreveu A Fábrica de Pincéis no Meio do Sertão, e na de 2009, Depósito das Ideias (n. 67, p. 11-140)
Weller foi editor do semanário A Crítica Mato-Grossense, fundado em 1992, por meio do qual instituiu, em 2000, o Troféu A Crítica, homenageando pessoas gratas às artes e à cultura de Mato Grosso.
Benfeitor cultural, dá apoio aos grupos que estão iniciando, ou com dificuldades, na seara cultural, a exemplo da transformação da antiga sede de seu jornal em uma Fundação.
Em 2003, criou o movimento revolucionário cultural “A Arte Anda por aí no Caminhar dos Pés Descalços”, levando a cultura e a leitura para boa parte da sociedade. Em novembro de 2004, recebeu prêmio nacional da Funarte por texto dramatúrgico, sendo o Prêmio relativo a toda região do Centro-Oeste.

Compartilhar esta matéria.