The current Bet365 opening offer for new customers is market-leading bet365 mobile app You can get a free bet right now when you open an account.

FRONER E SEU BELO EXEMPLO DE GESTÃO PÚBLICA COMPARTILHADA

Publicado na sexta-feira 26/02/2021 16h10
Administradores inteligentes procuram realizar seus trabalhos buscando parcerias colaborativas - que possam somar resultados! É comum vermos divulgadas na mídia social e, na imprensa de modo geral, críticas a gestores políticos que não conseguem realizar qualquer projeto administrativo, pelo fato de não terem um planejamento específico para atração de suas necessárias parcerias!
Recentemente, o País passou por uma nova eleição para escolha de prefeitos das cidades e vereadores às suas Câmaras Municipais. Cada um dos nossos Estados tem uma série de municípios que não trabalham a política de parcerias: Nem com a iniciativa privada e até mesmo com os governos estaduais! Terminada a eleição, muitos dos escolhidos se isolam em seus gabinetes, montam suas equipes de assessores e procuram impedir - qualquer participação de quem não esteja na lista dos amigos mais próximos do gestor principal.
É uma temeridade, considerando que em todo aglomerado urbano existem centenas de pessoas preparadas e disponíveis à realização de um trabalho técnico satisfatório. Essa política da discriminação e do sistema de organização de grupos gestores tem causado alguns prejuízos ao desenvolvimento das cidades em todas as unidades federativas.
Felizmente, há os que pensam de forma diferenciada o seu modo de fazer a gestão pública. Neste contexto estão (ainda que em números relativos bastante baixos) algumas dezenas de prefeitos dispostos a adotarem um trabalho de cooperação com outros administradores que estejam fora do seu grupo gestor.
Recentemente, o prefeito Osmar Froner, eleito na cidade de Chapada dos Guimarães (Mato Grosso), anunciou a sua parceria com o Governador do Estado para a realização de algumas importantes obras em seu município. É de certa forma a conquista importante que vem suprir um vasto território com muitos benefícios para o seu desenvolvimento.
A cidade de Chapada dos Guimarães que fica distante da capital Cuiabá por 60 km. É um dos mais importantes polos turísticos na Região Centro-Oeste do País. Anualmente recebe um elevado número de turistas atraídos pelas suas belezas naturais: Rios; cascatas; florestas; clima agradável; trânsito tranquilo e organizado e uma população acessível e bastante receptiva! Tudo isso favorece o desenvolvimento de um comércio organizado e lucrativo; sobretudo com a produção do artesanato; a realização de eventos culturais; a atrativa oferta de comidas típicas em restaurantes e bares; hospedagem confortável em hotéis e pousadas gerenciados por experimentados e competentes empresários locais. A manutenção dessa política de trabalho com o turismo atrativo é uma das propostas do atual gestor municipal.
O atual prefeito Osmar Froner e toda sua equipe estão concentrando todos os esforços para manter e colaborar com a melhoria gradual do fluxo turístico em Chapada dos Guimarães. E, sendo assim a primeira medida tomada foi o pleno entendimento com o Governo do Estado, que em contrapartida já anunciou a sua decisão de colaborar e integrar ao máximo com o desenvolvimento do município. A primeira grande medida a ser tomada foi o investimento na melhoria das estradas e rodovias que ligam a cidade à Capital (Cuiabá) e, aos demais municípios próximos de Chapada dos Guimarães.
Esse é um bom exemplo a ser seguido por todos os demais 141 prefeitos de nossas cidades aqui no estado de Mato Grosso. É preciso superar divergências, evitar as contradições administrativas e pensar no todo que pode ser realizado em favor da melhoria de nossas cidades. Quantas delas estão passando por problemas sérios em sua economia, na segurança da sua população e nas carências culturais como falta de estabelecimentos para a educação e ausências de um sistema para tratamento da saúde pública. Há cidades que carecem até mesmo de ruas pavimentadas; estradas vicinais; eficiente sistema de segurança pública; iluminação de vias e comércio e indústria ativa. Essas carências às vezes são frutos de divergências políticas entre os gestores municipais e o Governo do Estado.
Diante da inteligente forma de gestão pública adotada pelo prefeito de Chapada dos Guimarães, nos resta sugerir que os demais administradores municipais adotem a mesma política de parceria e confiança praticada exemplarmente pelo prefeito da cidade de Chapada dos Guimarães!
Luz Marina Tapia é, editora deste quincenário e do site A Critica

Compartilhar esta matéria.