A grande maioria dos Estados brasileiros passa por uma enorme crise em sua estrutura econômica, decorrente dos acontecimentos recentes trazidos com o imprevisto VIRUS COVID. Em Mato Grosso, a situação foi ainda mais agravada com os incêndios que ocorrem em suas áreas de preservação ambiental e reservas ecológicas. Em nenhum tempo anterior o Governo do Estado enfrentou tantos problemas imprevistos e que chegam a desmobilizar a rotina administrativa do Estado. Mesmo assim, a máquina governamental se esforça em buscar soluções práticas que venham resolver de forma satisfatória tais problemas.
O governador Mauro Mendes concentra todos os seus esforços na recuperação da normalidade administrativa que é o objetivo maior de seu Governo.
O Ranking de Competividade dos Estados lançado em sua edição de 2020 mostra que Mato Grosso é o nono, posição de destaque, entre todos os demais Estando atrás, apenas dos seguintes: São Paulo, Santa Catarina, Distrito Federal, Paraná, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
O Governador Mauro Mendes, pessoalmente, tratou de conduzir as ações favoráveis a um trabalho conjunto com diversas unidades de apoio ao combate de incêndios em áreas de preservação ambiental.
Conforme informou a Agência Brasília (do GDF) no dia 25 de setembro: “ O Instituto Brasília Ambiental enviou, na manhã desta quarta-feira (23), um grupo de auditores fiscais para colaborar no combate aos incêndios florestais que assolam o Pantanal, especialmente na região de Poconé (MT). Os quatro representantes da instituição foram liberados, a pedido do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), para ajudar nas ações de resgate, tratamento e encaminhamento adequado da fauna silvestre do local” .
O entusiasmo do governador Mauro Mendes com esta colaboração do Instituto Brasil Ambiental foi documentada, pela sua explanação à imprensa nacional, do entendimento favorável entre as Unidades da Federação pelo bem comum da sociedade brasileira. Uma importante colaboração veio com o deslocamento de uma equipe de 48 militares da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) para o combate de incêndios na região do Pantanal mato-grossense.
Não só dos bombeiros, contou o apoio de logística; também foram acionadas mais 12 viaturas, um micro-ônibus, um caminhão de transporte, um helicóptero e três policiais militares, que trabalharam junto ao Governo de Mato Grosso no combate a incêndios no Vale do Araguaia, Chapada dos Guimarães e Amazônia mato-grossense.
O apoio reivindicado pelo Governador Mauro Mendes para o Estado recebeu imediata autorização ministro de Estado da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, em portaria divulgada no Diário Oficial da União, na quarta-feira (23.09).
O foco para os próximos meses está na retomada do incremento do turismo local. A guia turística e empresária Eduarda Fernandes Amaral (que vive há cinco anos no Pantanal), tem a preocupação de que as queimadas são recorrentes, mas nunca registradas com tão grandes proporções.
"É uma situação desoladora e catastrófica, mas agora quero focar no que podemos fazer. É urgente a criação de uma brigada de incêndio no Pantanal, fazemos uma parceria entre governo do Estado e população local para que todos entendam que precisam cuidar e como devem fazer isso. E uma base para atendimento a animais silvestres, que sofrem com queimadas, atropelamentos e outros", declarou recentemente.
Enquanto os turistas não agendam suas viagens, a Secretaria Adjunta de Turismo do Governo trabalha para dar suporte aos programas. Em outubro, terá início atividade de negócios on-line para vender os destinos mato-grossenses.
"As pesquisas apontam que os turistas não farão viagens a destinos distantes. Então, este é o momento de empresários dos atrativos turísticos e agências de viagens se conhecerem melhor e incentivarem os viajantes a conhecerem nosso Estado", afirmou Jefferson Moreno, secretário adjunto de Turismo que trabalha com expectativas favoráveis e contando com o apoio integral e pessoal do Governador Mauro Mendes.
Luz Marina Tapia é editora do jornal A Critica de MT
The current Bet365 opening offer for new customers is market-leading bet365 mobile app You can get a free bet right now when you open an account.
EM MEIO A TANTA CRISE A EXPECTATIVA DAS MELHORIAS
