A prefeita de Várzea Grande, Lucimar Sacre de Campos, acompanhada do secretário de Assuntos Estratégicos, Jayme Campos, participou na manhã desta segunda-feira (22), a convite do governador Pedro Taques, do tradicional 'Chá com Bolo', referente à festa do Divino Espírito Santo, idealizada pela Catedral Basílica do Bom Jesus de Cuiabá, cujos festejos começaram no último sábado (20), e vão até o dia 4 de junho. O 'Chá com Bolo' ocorreu no Museu de Artes, antiga Residência dos Governadores.
“Recebi este convite com muito orgulho e satisfação em poder participar de um dos atos que resgata as tradições na religiosidade da nossa capital, ainda mais quando têm por objetivo a restauração da Matriz. A cada ano, o trabalho de resgate das tradições e renovações da festa do Divino Espírito Santo tem colhido bons resultados, principalmente, com relação às famílias que mantém a tradição religiosa e incentivam as novas gerações a participarem ainda mais dos festejos. Esse evento é um momento também de revermos muitas pessoas queridas e que fazem parte de famílias tradicionais desta terra. É um misto de alegria e também de saudosismo”, destacou a prefeita.
A festa do Divino, deste ano tem o propósito de promover a reforma da Catedral Basílica de Bom Jesus, erguida em 1968, e que começou a receber reparos que irão se consolidar com a realização das festividades. Sua construção se funde, com a fundação da cidade.
O governador Pedro Taques disse que a festa do Divino Espírito Santo simboliza o que há de mais tradicional na cultura da cidade, e que a expectativa é que mais uma vez seja coroado com um grande público. “O nosso governo dará todo apoio para que este evento seja cada vez melhor. Além da religiosidade a Festa do Divino contribui com um resgate histórico que é a reforma da nossa Catedral”.
Para o Imperador e Imperatriz da festa deste ano, Júlio César de Almeida e Claudinéia Fávaro, preparar a cidade na tradição religiosa para os 300 anos da capital, e ter a catedral totalmente restaurada será uma satisfação muito grande para toda a população de Cuiabá e de Mato Grosso. “Aproveitamos o momento para convidar toda a população a participar dos próximos dez dias da programação dos festejos, com a passagem de bandeiras, missas, procissões e a grande festa do Divino Espírito Santo”.
O Divino Espírito Santo começou a ser festejado em Portugal no início do século XIV. Os festejos surgiram no Brasil nos tempos coloniais, no reinado de Dom João VI. No século XVII espalhou-se por todas as colônias portuguesas. A Festa do Divino tornou-se tradicional e se cristalizou em estados como Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Mato Grosso e Goiás. Curiosamente, a denominação de imperador, para o principal festeiro do evento, originou-se do fato de Dom Pedro I ter sido Imperador e não Rei do Brasil.
Em Cuiabá, nas primeiras décadas do século passado, a cidade chegou a ter duas festas do Divino Espírito Santo: uma do bairro do Porto e outra da Catedral, com poucos dias de diferença uma da outra. Em meados da década de 30, a Festa do Divino foi unificada e, na memória dos cuiabanos mais antigos ainda resistem às imagens das festas que aconteciam no Campo d’Ourique, com direito a touradas, local onde atualmente está sediada a Câmara Municipal de Mato Grosso.
The current Bet365 opening offer for new customers is market-leading bet365 mobile app You can get a free bet right now when you open an account.