Publicado 01/12/2021, 11h23
A Prefeitura Municipal de Chapada dos Guimarães, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com Centro de Acolhimento Social (CAMPI) de Várzea Grande, promoveu na segunda-feira (29) um evento de capacitação para orientar os educadores sobre a triagem de alunos que necessitam de atendimentos especializados.
Participaram do evento, professores, gestores, das escolas municipais, e profissionais da educação convidados das escolas estaduais, particulares, da Associação de Pais e Amigos (APAE), e profissionais da Secretaria Municipal da Saúde.
As palestras foram com médicos, terapeutas, neuropediatras, psiquiatras, psicólogos, fonoaudiólogos, enfermeiros, fisioterapeutas, e educadores físicos.
Durante o evento o secretário municipal de Educação, Benedito Lechner, enfatizou que essa formação é uma iniciativa do prefeito Osmar Froner, e do vice-prefeito Carlinhos, que visitaram a unidade CAMPI.
"Após a visita na unidade CAMPI viu-se a necessidade em identificar as crianças com patologia e assim assinamos um termo de cooperação técnica onde a unidade CAMPI atenderá as crianças do município, não importando onde eles estejam estudando”, explicou Lechner.
“Tivemos a preocupação em iniciar a cooperação técnica com formação dos profissionais da educação, pois eu como professor sei da dificuldade em identificar crianças com transtornos comportamentais. Após esta formação o município irá custear a ida de crianças e responsáveis ao Centro de Acolhimento Social (CAMPI) de Várzea Grande para que possam fazer todos os procedimentos de consultas com os profissionais qualificados a fim de saírem de lá diagnosticados”, completou o secretário.
Para Roberta Borges, fisioterapeuta e gestora da clínica CAMPI, as identificações irá impactar diretamente nas salas de aulas, pois muitas vezes as crianças têm necessidade de um tratamento com um pouco mais de atenção por ela ter uma patologia que até o momento não foi identificada.
"Através do termo de cooperação feita com a prefeitura iremos atender as crianças do de Chapada dos Guimarães, em um primeiro momento iremos receber essas crianças na nossa clínica em Várzea Grande onde receberão todas atendimentos com médicos, psicólogos, fonoaudiólogos e psicopedagogos. Iremos levantar a causa e fechar um diagnóstico. O tratamento é individualizado e vai de cada caso, então a parceria entre a CAMPI e a Prefeitura é para identificar os casos”, explicou Roberta.
De acordo com o psicopedagogo Josemar Luiz Rego, os alunos serão levados a clínica CAMPI a partir desta terça-feira (30), onde serão diagnosticados.
“Juntamente a professores, coordenadores, coordenadores pedagógicos e psicopedagógico, fizemos uma triagem com as crianças do município, onde identificamos 70 alunos com suspeita de algum déficit ou transtorno, sendo nas escolas municipais, estaduais, creche, Cemei, Apae e unidades particulares, que serão levados até a unidade clínica de tratamento CAMPI, onde serão diagnosticados”, disse Rego.
A coordenadora da Escola Municipal Santa Helena da Jangada Roncador, Roselaine Rodrigues, disse que essas formações são importantes, pois contribui para a qualidade em do atendimento às crianças.
“Contribui muito com a nossa prática pedagógica, é bom para trabalhar a dificuldade de aprendizado dentro da sala de aula. A formação nos faz melhorar no quesito de atender a esses alunos que necessitam de um atendimento especializado, atendimento individualizado”, finalizou Roselaine.
LÊNIA FREITAS/ASCOM/PMCG