Quinta-feira,18 de Novembro de 2021
Chapada
Agentes de Combate a Endemias (ACE) de Chapada dos Guimarães participaram do curso de treinamento de controle e combate a leishmaniose, que foi realizado nos dias 08, 09, 10 e 11 de novembro de 2021.
De acordo com a Vigilância em Saúde Ambiental/Endemias, órgão ligado à Secretaria
Municipal de Saúde, o treinamento está sendo feito pela Secretaria de Estado de Saúde, no intuito de capacitar os ACE com oficinas que abordam a montagem de armadilhas para a captura do mosquito transmissor, como também identificá-lo através de microscópio e posteriormente enviá-lo para o laboratório do estado.
Segundo o superintendente da Vigilância em Saúde Ambiental/Endemias, Marcelo Amaro, os agentes estão indo a campo para montar as armadilhas.
"O intuito é detectar os pontos e regiões onde existe a atuação do mosquito para realizar o bloqueio e manter essa doença endêmica controlada e gerar maior qualidade de saúde para a população chapadense. Leishmaniose é uma doença séria e requer cuidados e atenção”, disse Amaro.
Leishmaniose animal
Marcelo ainda ressalta que é importante frisar que referindo à leishmaniose animal, no momento em que a equipe de endemias realiza o teste rápido, não quer dizer que o animal esteja contaminado, será necessário que a coleta seja enviada para o laboratório do Estado para ter o resultado preciso, assim diante deste resultado se constata se o animal está positivo ou não.
Outro fator importante para a população, é que os proprietários de animais, no momento em que notar uma ferida incomum, que não cicatriza e aumenta de tamanho, não esperar muito para levar a um veterinário ou acionar a equipe de endemias para uma averiguação. Desta forma, a doença tende a ser controlada com maior eficiência.
Fonte: Lênia Freitas - ASCOM/CG
The current Bet365 opening offer for new customers is market-leading bet365 mobile app You can get a free bet right now when you open an account.
Agentes de endemias participam de capacitação visando o combate à leishmaniose